Assine esse Blog

terça-feira, 26 de junho de 2007

PONTO G - A ESTÉTICA

PONTO G - A ESTÉTICA

"Eu tive que subir lá no alto para ver: energia racional, a verdadeira luz da humanidade". Tim Maia racional. No caminho do bem. Só a velocidade da luz é absoluta.
A música polifônica teve efeito sobre as noções de tempo da civilização, alterando no inconsciente coletivo as percepções simbólicas do movimento temporal. Na polifonia as vozes individuais se juntam para compor uma música em que variadas melodias se ajustam para resultar em uma peça única, a tv pública deve ser assim.

A tv pública deve ser composta por variados matizes de expressões, dando margem a uma profusão de formas de olhar significantes, como ondas de propagação luminosa, partindo de partículas surgidas de outras partículas que se uniram e em interconexão liberam energia de alta intensidade.

Precisamos dotar uma grande parcela da população brasileira, da visão crítica necessária para a produção de conteúdo com qualidade e comprometimento social. A percepção de efeitos de luz e sombra, o videografismo, a animação, as construções de paisagens sonoras, formas de narração, as variedades de texturas e matizes de cor e o conhecimento da variada gama de experimentações estéticas que envolvem percepções espaciais, temporais, lúdicas, enfim, novas maneiras de expressar a experiência humana das emoções e da visão.

A visão do homem é dotada de um mecanismo cerebral apresentada pela retina de forma bidimensional, mas nós podemos interpretar o que vemos de forma tridimensional, pela comparação geométrica do objeto visível, esse mecanismo é fruto da evolução biológica, surgida da necessidade de adaptação do homem ao ambiente que o cerca. Na construção de um novo modelo público de radiodifusão, devemos levar em conta as necessidades evolutivas pessoais, que terão um efeito profundo sobre o desenvolvimento cultural da sociedade brasileira, um novo modo de olhar.

No renascimento houve a retomada dos estudos espaciais desenvolvidos pelos gregos, dotando a civilização ocidental de um novo modelo de representação visual, que levava em conta as leis da perspectiva. O espaço público na televisão brasileira, assim como aconteceu na renascença, também deve ampliar seu entendimento da perspectiva, gerando novos modelos de compreensão social, fazendo surgir uma nova forma de entendimento da realidade, possibilitando o surgimento de uma nova era.
"...devias vir para ver os meus olhos tristonhos e quem sabe sonhar os meus sonhos, por fim." Cartola.

Erik Oliveira
Cineasta

Nenhum comentário:

Fotos

Fotos
Apenas uma noite que começa na Lapa - Rio de Janeiro