Assine esse Blog

terça-feira, 26 de junho de 2007

PONTO G - A IDELOGIA

G - A IDEOLOGIA

A difusão de conteúdos democráticos e plurais, é um imperativo para a construção de uma sociedade mais justa e humana, certas partes da realidade não podem ser vendidas como a realidade absoluta, deslocando uma situação irreal para o campo do real, somente para atender interesses de um grupo em detrimento de outro.

A sociedade brasileira está no limiar de uma nova era nas comunicações, ela pode se realizar ou não, dependendo de nós. Cabe aos diversos atores inseridos no processo de expansão do espaço público de radiodifusão, fazer valer a sua voz em prol da universalização do acesso ao meio de transmissão digital via tv pública.

A ampliação da alfabetização digital com formação contínua, vai gerar sinergia e alavancar um processo de dominação cultural pela sociedade de suas manifestações espontâneas de cultura, sem precisar de mediadores estranhos aos seus modos de ver e viver o mundo. Sem dúvida que mediadores sempre existirão, mas iremos ampliando as discussões em torno dessa questão, sempre buscando formas coletivas de harmonização.

O ser humano não pode ser considerado como objeto para interesses comerciais ou particulares de poderosos grupos financeiros, que não levam em conta o desenvolvimento sócio-cultural da nação brasileira, a tv pública deve ter por missão a promoção de valores humanos, através de uma programação multidisciplinar, criação de redes colaborativas, promovendo a livre circulação de obras e idéias, ampliando as oportunidades de acesso à informação.

Nas palavras de Gilberto Gil: "trata-se de potencializar a pesca que se faz há muito tempo, em especial nas áreas de risco social, nos territórios de invisibilidade, nos grotões e nos guetos das grandes cidades brasileiras, onde pulsa uma cultura e uma arte tão fortes, mas tão fortes, que não há miséria, não há indigência, não há descaso ou violência que as façam calar. Ao contrário. Elas crescem,elas se consolidam, elas se desdobram e interagem com outras manifestações, influenciando diretamente a cultura nacional".

A transformação da situação de calamidade provocada pelos altos índices de violência nas cidades e nos territórios rurais, surge de uma desvalorização da vida humana, provocada pelo desconhecimento mútuo das várias partes sociais, então a tv pública tem uma função de provocar o diálogo e suprimir as indiferenças.

Erik Oliveira
Cineasta

Nenhum comentário:

Fotos

Fotos
Apenas uma noite que começa na Lapa - Rio de Janeiro